Quem Somos

Quem Somos

     Como produtor exclusivo de vinho de talha, fomos os primeiros a engarrafar e depois certificar na CVRA o vinho de talha.

     A nossa produção acontece numa adega tradicional com algumas talhas datadas de 1856 e 1860. Respeitamos todo o processo de produção original, pois trata-se de um sistema ancestral romano de fazer o vinho, onde a talha de barro tem 2 funcionalidades, a produção e o armazenamento do vinho. Ou seja, o líquido fermenta na talha em conjunto com as massas, as grainhas e os engaços. Depois de fermentar, passa-se a limpo e voltamos a colocá-lo novamente em talha, onde estagia (sedimenta). A fermentação acontece sempre com leveduras espontâneas.

      A ACV investigou técnicas artesanais e naturais de conservação e preparação do vinho para o seu engarrafamento, para que quando se abre uma garrafa, mesmo que passados alguns anos se possa ter uma a experiência gustativa única e manter todas as características especificas de um vinho de talha.

     Em Portugal, a principal região produtora de vinho de talha é o Alentejo, sendo Vila de Frades considerada a «capital» do vinho de talha.